12/05/2016

Cadastro de candidatos à doação de medula óssea

Olá!

Já vou avisando o post de hoje é textão, mas é um textão super importante!

"Doação de medula óssea - Você pode ser perfeito para alguém"

Eu sempre tive vontade de fazer o cadastro para doar medula óssea, mas vivia enrolando, até que vi uma foto no Facebook de uma menina que perdeu a amiga, pois não encontraram um doador a tempo, o que me fez pensar que enquanto eu vou enrolando para fazer o cadastro alguém pode estar precisando da doação.

Eu acredito que ainda existe muita falta de informação sobre o assunto e algumas pessoas acham que a doação é perigosa, encontrei esse relato de um doador muito interessante, que esclarece muita coisa e me incentivou mais ainda a fazer o cadastro.

"Para o doador é um leve incomodo, para o paciente é a diferença entre a vida e a morte"

Eu moro em Belo Horizonte, então vou falar como é feito o cadastro aqui, mas se você é de outro estado é só clicar aqui e localizar a unidade de coleta mais próxima.

Eu cadastrei no Hemominas da Alameda Ezequiel Dias, nº 321, Bairro Santa Efigênia, na região central de Belo Horizonte. Na região do Barreiro tem o Hemominas do Hospital Julia Kubitschek (Av. Dr. Cristiano Resende, nº 2505, Bairro Araguaia, Belo Horizonte/MG - de 09:00h às 12:00h).
Eu liguei para o 155 antes de ir cadastrar e me informaram que o horário era de 07:00h à 12:30h nessa unidade, não sei se o horário era esse porque os hospitais estavam de greve ou se é assim mesmo, de qualquer forma vale a pena ligar antes. Não foi necessário agendar horário.
Se você é de Minas Gerais localize uma unidade do Hemominas clicando aqui.

Cheguei no Hemominas com documento de identidade com foto, preenchi esse formulário e assinei esse termo de consentimento, entrei para a sala de coleta, tiraram uma pequena amostra do meu sangue e o cadastro esta pronto! Simples assim!


A Doação passo a passo
  1. Você deverá apresentar documento oficial de identidade com foto e preencher os formulários para o cadastramento.
  2. Em seguida, você doará uma pequena quantidade de sangue para fazer o exame de HLA.
  3. Seu tipo de HLA será cadastrado no REDOME, que é ligado ao INCA e subordinado ao Ministério da Saúde.
  4. Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.
  5. Caso você seja compatível como paciente, outros testes sanguíneos serão realizados.
  6. Importante: você vai participar do cadastro de doadores voluntários de medula óssea. Na ocasião em que a compatibilidade for confirmada, você sera consultado para decidir sobre a doação.
  7. Você não receberá o resultado do exame de HLA, já que esse tipo de exame servirá somente pra identificar a compatibilidade entre doador e paciente. Em caso de necessidade, você poderá obtê-lo junto ao INCA, por meio de pedido médico.


Quem pode ser doador?

Pessoas entre 18 e 55 anos que tenham boa saúde e que não apresentem doenças, como as infecciosas ou hematológicas.

Quais as chances de se encontrar um doador compatível?

Estima-se que seja de, aproximadamente, 25% a 30% entre irmãos, podendo chegar a 1 em 100.000 entre pessoas não aparentadas. A compatibilidade é verificada pela semelhança entre os antígenos dos leucócitos do doador e do receptor, através do exame de HLA (Antígenos Leucocitários Humanos). Portanto, quanto maior o número de candidatos cadastrados, maior a chance de se encontrar o doador ideal para os pacientes que precisam de transplante.

O que acontece quando não existe um doador compatível entre os familiares do paciente?

Procura-se um doador compatível em um banco de medula óssea. No Brasil, o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), ligado ao INCA (Instituto Nacional de Câncer), é responsável pelo cadastro dos doadores de todo o país e também pela procura de um doador em bancos internacionais, quando necessário.

Como a medula óssea é removida do doador?

Após confirmada a compatibilidade entre doador e paciente, o doador será novamente consultado para decidir sobre a doação. Caso concorde, será submetido a outros exames de saúde. A doação da medula óssea pode ser realizada de duas formas básicas, conforme explicado abaixo. O médico decidirá qual será a mais indicada.

  1. Punção no osso da bacia: os doadores passam por um pequeno procedimento cirúrgico de, aproximadamente, 90 minutos. São realizadas punções através de agulhas especiais, sob anestesia.
  2. Aférese: procedimento de coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. Não necessita internação nem anestesia.
Como a medula óssea é recebida pelo paciente?

Primeiro, o paciente é tratado com quimioterapia, que destrói a medula óssea, para, em seguida, receber a medula doada. Em duas semanas, a medula óssea transplantada já estará produzindo células novas.

Quais os riscos para os doadores?

Os riscos são praticamente inexistentes. Apenas 10% da medula óssea é retirada e, dentro de poucas semanas, a quantidade de medula doada será recomposta pelo organismo.

A importância da medula

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos e popularmente conhecida como tutano, produz os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou células vermelhas, responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação; os leucócitos ou células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo; e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

Doe em vida

Quem necessita de transplante de medula óssea?
Pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, etc.


Beijos...

12 comentários:

  1. super legal levantar esse tema aqui, a doação é mt importante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Bem bacana você abordar esse tema, vejo poucos blogs falando sobre isso. Muita gente precisa e quase ninguém sabe muito desse assunto.
    https://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Quanto mais candidatos à doação, maiores as chances de compatibilidade!

      bjs

      Excluir
  3. Um ótimo post!
    Acho que temos que usar a rede para as coisas boas e essa divulgação é muito importante e bem-vinda!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa linda, é muito bacana abordar esse assunto no blog, se todos ajudar o mundo será um lugar bem melhor né
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  5. Ótima iniciativa Nanda. Eu tb sou cadastrada mas nunca me chamaram.
    Hoje no blog tem dica de um item de decoração, espero que goste!
    Beijoos e bom final de semana <3


    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. importantissima essa campanha. parabens pelo post. se eu nao me engano ja fiz cadastro ha um tempao atras. preciso checar essa informaçao.
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      No site do REDOME tem como atualizar os dados, talvez você consiga olhar se já é cadastrada!

      bjs

      Excluir